Releitura: ilustrando e reescrevendo contos.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver habilidades de leitura, interpretação
e produção de histórias a partir de uma leitura de referência; Ampliar a
capacidade de compreensão da estrutura dos contos literários clássicos
disponíveis para o público infantil; Desenvolver a competência em escrita de
histórias de acordo com as características desse gênero textual. Compreender a
ilustração como uma forma de narrar histórias
Duração das atividades
Aproximadamente 12 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética leitura de textos mais complexos, elaborados.Estratégias e recursos da aula
As atividades sugeridas nesta aula pretendem desenvolver
a capacidade de: fluência em leitura, compreensão de textos, busca de pistas
textuais e intertextuais, compreensão global do texto lido.
Para
desenvolver as atividades utilizaremos o livro A Princesa que Escolhia de Ana
Maria Machado. Vamos articular experiências de leitura,
interpretação, produção de texto e ilustração de textos com a finalidade de
desafiar o grupo para a produção autônoma de releituras.
Ao final
das atividades será feito um filme no Windows Live Move Maker utilizando as ilustração
dos alunos e a narração da releitura do texto A Princesa que Escolhia. O filme será
apresentado à comunidade escolar na culminância do Projeto da Semana da
Criança.
1 – Compreendendo o que é uma releitura Objetivo: construir compreensão global do texto lido, unificando e relacionando informações implícitas e explicitas dos textos lidos.
2- Releitura oral
Objetivos: planejar a fala; realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e compreensão.
3_ Interpretação de texto
Objetivo: desenvolver capacidade de decifração, interpretação de texto, fluência da leitura e entendimento do conceito de releitura.
4 – Releitura na prática escrita e na ilustração
Objetivos: desenvolver fluência na leitura; planejar a escrita do texto considerando o tema central e os seus desdobramentos; revisar e reelaborar a própria escrita e ilustrar o texto.
Avaliação
O aluno deverá ser capaz de escrever uma
história de acordo com os critérios e orientações destacadas nessa sequência
didática. O professor deverá considerar o desenvolvimento específico do grupo
no que se refere a habilidade de interpretar e produzir textos orais, escritos e ilustrados.
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