terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Projeto Releitura: ilustrando e reescrevendo contos.


Releitura: ilustrando e reescrevendo contos.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção de histórias a partir de uma leitura de referência; Ampliar a capacidade de compreensão da estrutura dos contos literários clássicos disponíveis para o público infantil; Desenvolver a competência em escrita de histórias de acordo com as características desse gênero textual. Compreender a ilustração como uma forma de narrar histórias
Duração das atividades
Aproximadamente 12  aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética leitura de textos mais complexos, elaborados.  
Estratégias e recursos da aula
As atividades sugeridas nesta aula pretendem desenvolver a capacidade de: fluência em leitura, compreensão de textos, busca de pistas textuais e intertextuais, compreensão global do texto lido.   
Para desenvolver as atividades utilizaremos o livro A Princesa que Escolhia de Ana Maria Machado.  Vamos articular experiências de leitura, interpretação, produção de texto e ilustração de textos com a finalidade de desafiar o grupo para a produção autônoma de releituras.
Ao final das atividades será feito um filme no Windows Live Move Maker utilizando as ilustração dos alunos e a narração da releitura do texto A Princesa que Escolhia. O filme será apresentado à comunidade escolar na culminância do Projeto da Semana da Criança.
1 – Compreendendo o que é uma releitura   
Objetivo: construir compreensão global do texto lido, unificando e relacionando informações implícitas e explicitas dos textos lidos.
 2- Releitura oral
 Objetivos: planejar a fala; realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e compreensão.    
3_ Interpretação de texto  
 Objetivo: desenvolver capacidade de decifração, interpretação de texto, fluência da leitura e entendimento do conceito de releitura.
4 –  Releitura na prática escrita  e na ilustração
Objetivos: desenvolver fluência na leitura; planejar a escrita do texto considerando o tema central e os seus desdobramentos; revisar e reelaborar a própria escrita e ilustrar o texto.
Avaliação
 O aluno deverá ser capaz de escrever uma história de acordo com os critérios e orientações destacadas nessa sequência didática. O professor deverá considerar o desenvolvimento específico do grupo no que se refere a habilidade de interpretar e produzir textos  orais, escritos e ilustrados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário