terça-feira, 25 de dezembro de 2012


Olá pessoal !

Ai vai um plano de aula muito legal com o filme Kiriku e a Feiticeira do blog  Educar para transformar e crescer  no link http://valdinere123.blogspot.com.br/2012/01/plano-de-aula-tema-conhecendo-cultura.html  

O filme é encantador e retrata o modo de vida de uma tribo africana mostrando sua maneira de vestir,  a forma de  dividir as tarefas, suas canções de batuque e improviso , suas danças.
Através dessa atividade foi possível possibilitar aos  alunos,  de forma clara e objetiva, a compreensão os fatos comuns da cultura africana e sua relação com a nossa cultura.
Os alunos gostaram muito e pediram para ver o filme de novo.  Alguns pediram o link do filme para poder ver em casa com os irmãos.
Link do filme no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=x-DgTQiHKdE

 

PLANO DE AULA:


TEMA: CONHECENDO A CULTURA AFRICANA A PARTIR DO DESENHO ANIMADO “KIRIKU  E  A FEITICEIRA

OBJETIVOS:

Usar o enredo do filme como unidade de ensino na disciplina de história;

Proporcionar na sala de aula, um ambiente de diálogo cultural, levando os alunos a perceberem diferentes modos de viver de uma tribo africana;

Aprendam a respeitar e a valorizar as diversidades e as relações humanas;

Percebam que existem outros padrões de beleza diferentes das que estamos habituados, a beleza africana;

Trabalhar a auto estima;

Saber que existem outros heróis em outras culturas, além dos que conhecemos;

Conhecer mitos e diversas etnias, de povos que fazem parte da nossa história e da formação do povo brasileiro;

Refletirem que o amor, a verdade, a generosidade, a tolerância aliados à inteligência são capazes de vencer o preconceito e as diferenças entre os seres humanos;

Entendam que muitas vezes compreender e ajudar o outro, em vez de criticá-lo, é a base para solução de muitos problemas que nos impedem vivermos em paz;

 PROCEDIMENTOS:

Assistir o filme: kiriku e a Feiticeira:

Debate sobre o filme,

Retomada de cenas do filme (conforme a curiosidade ou para esclarecimentos de dúvidas dos alunos);

Solicitar para cada aluno, que expresse suas emoções sobre a historia, através de um desenho e/ou um texto, colocando os pontos/trechos que lhe chamou mais sua atenção;

Nenhum comentário:

Postar um comentário